Postagem em destaque

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I

Este post é o primeiro de uma série de seis que escrevi tratando de controle de potência e PID (controle proporcional, integral e derivativo...

domingo, 31 de agosto de 2014

Câmera na janela

Estou ajudando alguns alunos lá no Automação no Parque a fazerem uma "casa domótica", que nada mais é do que uma casa comandada pelo celular. Um dos requisitos do projeto é o monitoramento remoto através de câmeras instaladas pela casa. Estamos usando o Raspberry Pi pelo fato do Arduino não conseguir lidar bem com imagens, e o Raspberry tem inclusive uma câmera feita prá ele que já foi usada por aqui em outros projetos.

Começamos a trabalhar no projeto em maio, e na época pesquisamos várias alternativas para "publicar" as imagens da câmera na net. O fato é que, depois de muito apanhar, não conseguimos um resultado satisfatório.

Aí os caras sumiram, foram cuidar de outras coisas como o protótipo da casa etc. Semana passada eles voltaram, e a gente fez a parte relativa ao sensor PIR que inclusive já foi publicada cá no último post. Voltamos então a pesquisar o assunto câmera-net e não é que achamos uma solução perfeita para a nossa necessidade?

Basicamente a gente seguiu o que está escrito aqui. Os caras desenvolveram uma biblioteca específica para se criar um site que publique as imagens captadas pela câmera do Pi em tempo real. E ainda criaram muitas outras features, você pode por exemplo acessar os comandos da câmera e criar efeitos especiais.

Para usar é só seguir os passos do link acima, nem vou colocar aqui um tutorial porque o dos caras tá perfeito e é muito simples.

Tem também uma wiki com a documentação completa da lib dos caras. Em resumo: trabalho de primeira!

Para você acessar a aplicação que fiz, acesse: http://automatobr.noip.me:81/. Se vc prestar bem atenção, vai ver os carros passando pela Dutra cá em São José dos Campos. A câmera está no décimo terceiro andar desse prédio que vc vê aqui.

Obs: se estiver fora do ar é porque está "em manutenção". Vou receber mais dois Raspberry Pi (modelo novo, B+) hoje de tarde, aí vou poder deixar essa plaquinha com a câmera em paz...

Os caras publicaram esse troço no dia do meu aniversário do ano passado. Um presente e tanto...

Abracadabraço,

Mauro Assis