Câmera na janela

Estou ajudando alguns alunos lá no Automação no Parque a fazerem uma "casa domótica", que nada mais é do que uma casa comandada pelo celular. Um dos requisitos do projeto é o monitoramento remoto através de câmeras instaladas pela casa. Estamos usando o Raspberry Pi pelo fato do Arduino não conseguir lidar bem com imagens, e o Raspberry tem inclusive uma câmera feita prá ele que já foi usada por aqui em outros projetos.

Começamos a trabalhar no projeto em maio, e na época pesquisamos várias alternativas para "publicar" as imagens da câmera na net. O fato é que, depois de muito apanhar, não conseguimos um resultado satisfatório.

Aí os caras sumiram, foram cuidar de outras coisas como o protótipo da casa etc. Semana passada eles voltaram, e a gente fez a parte relativa ao sensor PIR que inclusive já foi publicada cá no último post. Voltamos então a pesquisar o assunto câmera-net e não é que achamos uma solução perfeita para a nossa necessidade?

Basicamente a gente seguiu o que está escrito aqui. Os caras desenvolveram uma biblioteca específica para se criar um site que publique as imagens captadas pela câmera do Pi em tempo real. E ainda criaram muitas outras features, você pode por exemplo acessar os comandos da câmera e criar efeitos especiais.

Para usar é só seguir os passos do link acima, nem vou colocar aqui um tutorial porque o dos caras tá perfeito e é muito simples.

Tem também uma wiki com a documentação completa da lib dos caras. Em resumo: trabalho de primeira!

Para você acessar a aplicação que fiz, acesse: http://automatobr.noip.me:81/. Se vc prestar bem atenção, vai ver os carros passando pela Dutra cá em São José dos Campos. A câmera está no décimo terceiro andar desse prédio que vc vê aqui.

Obs: se estiver fora do ar é porque está "em manutenção". Vou receber mais dois Raspberry Pi (modelo novo, B+) hoje de tarde, aí vou poder deixar essa plaquinha com a câmera em paz...

Os caras publicaram esse troço no dia do meu aniversário do ano passado. Um presente e tanto...

Abracadabraço,

Mauro Assis

Comentários

  1. Parabéns por seu trabalho meu caro Mauro.

    Gosto demais da área de automação e monitoramento através do arduino e raspberry. Tenho alguns projetos rodando aqui em Minas Gerais e meu próximo projeto é exatamente isso que você postou, exibir em tempo real o vídeo captado pela câmera do raspberry.

    Parabéns pelo seu trabalho e seus projetos.

    Atenciosamente

    Hermes Nunes Pereira Júnior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hermes,

      Muito obrigado pelas palavras gentis, que bom que vc gostou. Já fui mais longe com essa brincadeira, coloquei uns motores para posicionar a câmera, então agora eu "olho" para onde quero... faltou foi tempo para postar.

      Sou de BH, moro em São José dos Campos, e vc, de onde é?

      Excluir
    2. Bom dia Mauro,

      Que interessante, você colocou dois servo motores, um na vertical e outro na horizontal? Muito bom mesmo.

      Eu sou de Montes Claros mas moro em Viçosa a muito tempo.

      Abraços

      Hermes Nunes Pereira Júnior

      Excluir
    3. Sim, isso mesmo. E porque o RPi não lida bem com servos, botei um Arduino para controlá-los. E ainda fiz um client python MQTT para posicionar os servos, então do meu celular eu posiciono a câmera, pela web.

      Excluir
    4. Muito bom mesmo. Eu trabalho com o arduino a algum tempo, tenho alguns projetos em andamento principalmente para monitoramento de ambientes que necessitem controle rígido.

      Vou ler seus posts para aprender com você.

      Atenciosamente

      Hermes Nunes Pereira Júnior

      Excluir
    5. E eu sou engenheiro agrícola formado em Viçosa... entrei em 1982.

      Excluir
    6. Opa, eu trabalho aqui na UFV e sou professor de uma faculdade particular da cidade chamada Univiçosa.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I