Comunicação Serial no Arduino - dica

Nesse blog tem coisa de 90 posts, a grande maioria deles tratando de Arduino. Já são mais de três anos trabalhando com o Arduino e a gente ainda tem a aprender... Estou trabalhando de consultor na área de inovação de um cliente. Uma das demandas que apareceu ultimamente foi acessar através de comunicação serial um equipamento. Acontece que a saída do equipamento é RS-232, e os processadores e computadores trabalham com TTL, então torna-se necessário converter os sinais entre eles.

Resolvi testar o circuito que montei para isso no Arduino. Precisava então ver os dados que estariam sendo recebidos e também enviar dados. Quando fui fazer um programa para ler dados de uma serial e enviar para a serial default do Arduino o chefe, que tem a manha, me disse: "é só fazer um programa que não faça nada e enviar para o Arduino. Quando isso acontece o Arduino vira uma "ponte serial", lendo dados da porta e replicando o que chega na tela de terminal. O programa então fica assim:

void setup()
{
}

void loop{}
{
}

Para testar o circuito foi só conectar o TX com RX no lado RS-232 e ligar o RX/TX do lado TTL ás portas 0 e 1 digitais do Arduino. Ao digitar dados e enviar para o Arduino na janela de comunicação serial o dado digitado é "ecoado" de volta, ou seja, aparece na janela do terminal. Você pode testar isso em qualquer velocidade até o máximo que o Arduino aceita, 115,200 kbps.

Interessante, não?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I