Automação no Parque - diversão pura, as usual.

Essa época do ano é "de safra" no nosso Automação no Parque. É que os alunos que por lá aparecem atrás de ajuda por causa de seus TCC, com a proximidade da época de entrega ficam mais "entusiasmados" com seus próprios trabalhos. Assim sendo, aparece gente até de outras cidades, como dois camaradas que vieram lá de Pinda para conseguir ajuda para melhorar a eficiência de um segue-faixa.

Independente disso, já haviam alguns projetos muito interessantes acontecendo, como o de uma "casa domótica! usando-se RPi. Tem também o projeto de um cofre que, quando aberto, avisa do fato em uma página web. Esse, feito com Arduino, foi o primeiro usando Ethernet shield que eu ajudei a fazer.

Bom, vamos a algumas fotos da brincadeira:

Esse projeto aciona um servo sempre que o leitor de RFID está lendo uma determinada tag, enquanto para o motor e aciona um buzzer quando a tab se afasta. Pode ser usada para controlar a operação de uma máquina por determinado operador, por exemplo.


Aqui um vídeo da coisa funcionando:


Abaixo o carrinho do povo de Pinda.


Por fim, o projeto de uma maquininha que eu nem sei direito o que faz. Apareceu meio no fim da brincadeira, então eu nem entendi muito do que se tratava. Só deu tempo da gente programar uma referência para um dos motores de passo.

Semana que vem certamente vamos mais fundo.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I