Automação no Parque, 25/10/2014

Ontem foi punk o Automação no Parque. Cheguei às 7:30 da matina e saí coisa de 21:00, para vcs terem uma ideia. É que tem vários projetos de TCCs e uma das escolas adiantou a data de entrega dos grupos para essa semana. Além disso vai ter uma feira de tecnologia da ETEP, então a turma resolveu também passar por lá para pedir ajuda.

Vamos ao que rolou:



Acima, o projeto de uma esteira terminando numa garra, que seleciona produtos com base no tamanho. O projeto tava quase pronto, só faltava adicionar uma referência (fim de curso) para o motor do eixo da garra, de maneira a que ele se posicionasse de maneira precisa para receber o objeto. Isso feito... projeto terminado!

Abaixo, vídeo da garrinha mandando ver:


Nada menos que dois quadricópteros passaram pelo Automação no Parque ontem. chique, não?


 Ocupamos as duas mesas disponíveis hoje.

 Esse é o projeto de controle de um cofre. Com display LCD, teclado pro sujeito digitar uma senha para abrir o dito, o acionamento da fechadura é feito por um pequeno servo. A coisa pegou porque o shield de rede deles (sim, o cofre também pode ser monitorado pela web!) só funcionava no Arduino Uno, fingindo-se de morto ao ser plugado no Mega, apesar de estar escrito nele "Mega compatible". Como o número de portas do Uno era insuficiente para ligar toda a tralha, resolvemos usar um mega para controle e um Uno para a parte internética. Fizemos uma comunicação SPI entre os dois e boa.

Projeto terminado ontem, as well.




Esse projeto é o da casa domótica. Já escrevi sobre ele antes, é um que envolve Arduino, Raspberry Pi com câmera, web, tudo para monitorar e controlar o funcionamento de uma casa remotamente.

Ficou muito bom, também vou postar mais sobre ele semana que vem. Esse foi mais um dos três que terminaram hoje.

Quadricópteroporto...

 Preparando um deles para um ensaio "de voo". Acabou que apareceu também o Fernando "Satosan" Sato, especialista feroz em aeromodelos e drones e também o Waldir, outra fera no assunto. Eles deram aquela mão prá meninada do projeto, cujo prazo é essa semana e faltava "só o pograminha"...
Resultado: o Automação No Parque vai abrir as portas hoje novamente, em edição extra.




Aeronave sendo ensaiada na nossa sofisticada bancada de testes de empuxo.





Abaixo, vídeos dos ensaios quadricopterísticos:



Até a Bolinho de Chuva, 3D do SJC Hacker Clube, vei nos visitar hoje.

 Esse projeto é o de um estacionamento elevado automatizado, onde o sistema indica as vagas disponíveis, "pega" o carro e coloca na vaga indicada. Falarei mais sobre esse projeto no futuro.

 Tudo isso embalado por um forrozim pé de serra...

 Detalhe do "edifício garagem", com os sensores de ultrassom posicionados para dizer se a vaga está ocupada ou não.

 Conexões, muuuuitas...









É isso... Automação no Parque, diversão pura no sabadão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I