Configurando o Raspberry Pi

Durante a preparação do meu Pi fui registrando os sites onde encontrei as informações necessárias para configurá-lo. Não vou fazer uma manual aqui, pq ele se desatualizaria rapidamente. Em vez disso, vou botar os links onde vcs acham as informações e os softwares que usei para preparar o ambiente que eu gostaria de ter. O que eu fiz:

- Instalei o Raspbian (recomendado pelo povo do Rasspberry)
- Configurei a interface gráfica
- Configurei o teclado como ABNT2, que é o teclado que eu uso com ele.
- Configurei o PiFace
- Configurei o Scratch para usar o PiFace
- Instalei e configurei aplicativos para acessar remotamente o Pi.
- Etc

Aí vão dez dicas sobre o processo, com os links. Como uma impressão geral, achei trabalhoso mas foi mais fácil que eu esperava. Achei que dada a minha TOTAL falta de intimidade com Linux eu ia apanhar bem mais. Realmente, tem muito material legal na net, e o Raspbian me pareceu muito robusto (dãããããããã, dirão alguns de vocês...).

No tópico onde houver um Obs:, leia primeiro esse ponto.

Importante: os itens 2, 3 e 4 podem também ser feitos pelo raspi-config, programa que é executado na primeira vez que acessamos o Pi. Existem outras configurações importantes por lá também, e o programa pode ser executado também do terminal a qualquer instante.

1) NOOBS - instala SO
http://www.raspberrypi.org/archives/4100
Obs: Instalei o raspbian, então o que for feito a partir daqui diz respeito a ele.

Usr/pwd padrão: pi/raspberry

Para instalar, muito fácil: deszipe o arquivo que vc baixou para um diretório do seu micro. Em seguida, copie o conteúdo deszipado para um cartão SD recém formatado. Ligue o Pi com o cartão instalado nele e siga as instruções.

2) Mudando a senha do usuário pi
No prompt, dê o comando passwd. Siga as instruções.
Obs: anote a nova senha!

3) Executando a interface gráfica:
No prompt, comando startx.

4) Acionando o auto login e fazendo com que a interface gráfica entre na inicialização (sem precisar digitar startx)

6) Configura WiFi

Dê o comando:

sudo nano /etc/network/interfaces

Altere o conteúdo do arquivo para:


auto lo

iface lo inet loopback
iface eth0 inet dhcp

allow-hotplug wlan0
#iface wlan0 inet manual
#wpa-roam /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf
#iface default inet dhcp

iface wlan0 inet dhcp
wpa-ssid "<YOUR SSID>"
wpa-psk "<YOUR PASSPHRASE/KEY>"

Se não funcionar (prá mim funcionou), siga as instruções do link abaixo:


Para reiniciar o WiFi, use:

sudo ifup wlan0

6) Após instalar, obtenha as últimas atualizações do raspbian. Para isso, no LXTerminal, digite:

sudo apt-get update


7) Configura teclado em português (ABNT)

8) Instalando o PiFace:

Obs: Eu li que NOOBS 1.3 prá frente já vem com a lib para acessar o PiFace instalada, de modo que é só habilitar o SPI Kernel Module, como descrito no documento acima, e vai funcionar. Porém, comigo não funcionou, tive que rodar o script de instalação. Teste com o emulador como mostrado no mesmo documento. Tem como habilitar o SPI Kernel Module com o raspi-config também.

9) PiFace+scratch
Primeiro tem que habilitar a funcionalidade Mesh do Scratch (que permite a comunicação entre diferentes projetos Scratch ou do Scratch com outros devices): http://pi.cs.man.ac.uk/download/EnablingMeshInScratch.pdf

Em seguida, siga as instruções que encontrar em http://www.raspberrypi.org/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=10755

Procure pelo post GeekTeacher » Wed Aug 29, 2012 2:24 pm

Siga os passos a partir do 3 (os anteriores são para outra distribuição de Linux)

10) Backup/restore o SD do Raspberry

11) Acessando o Raspberry de outro micro na mesma rede
-Use o ThightVNC. Para instalar no Pi:
sudo apt-get install vnc-server

-Pra rodar:
vncserver

- Forneça a senha de acesso

Baixe e instale o client no PC: http://www.tightvnc.com/download.php

Execute o programa e conecte-se ao client.

11) Acessando o Raspberry pela internet
Bom, isso eu conto depois, na hora em que conseguir fazer funcionar... :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I