Display LCD 20x2

Nosso colega de SJC Hacker Clube, o Hernandes Arisa, nos fez uma doação de diversos componentes. Dentre esses, vários displays LCD 20x2 (20 colunas por 2 linhas). Esses displays na minha opinião são ouro para quem programa em Arduino, porque proporcionam uma saída de dados alternativa ao display do PC, ou seja, seu circuito pode ter uma "tela" estando desconectado do PC. Taí o bicho (só que o modelo que ele doou é MS2002A3, do mesmo fabricante).

Procura dali e daqui na net, não achei o datasheet desse especificamente, mas um da Sony que me pareceu equivalente, taí o link. A diferença é que o da Sony tem backlight, e esse que nos foi gentilmente doado não tem.
O que eu não tinha também era o cabo prá ligar o bicho, a conexão era desse tipo aí:


Procurando o cabo nas tralhas, achei um outro display de 20x2 que eu tinha ganhado de um aluno, com o cabo já plugado. Tive a ideia brilhante de simplesmente desplugar o cabo e ligar no novo display mas... não só não despluguei como quebrei um pedaço da placa de circuito do display!
Em vez de desistir, imbuído do espírito hacker, resolvi refazer a trilha com um pedaço de fio. 
Taí a façanha:


Na hora de ligar, fui identificando os pinos do datasheet e colando de um esquema de ligar o meu display 16x2, que é esse. Como havia uma correspondência entre os nomes dos pinos dos dois displays, porque não iria funcionar, não é mesmo?

Como não sei onde foi parar o meu potenciômetro, também não deu para fazer um ajuste de contraste, fiz um divisor de tensão com dois resistores. Se vc quiser fazer esse ajuste, basta ligar o potenciômetro como divisor de tensão. Sabe como é não ? Moleza: ligue uma das pernas externas do bicho em +5V, a outra externa no terra e a do meio na conexão Vo (pino 3 do display).

O potenciômetro:

Esquema de ligação do potenciômetro:



Depois de ligado ficou assim:

Liguei e... não é que funcionou?
O programa que eu usei é o que vem no livro Beginning Arduino, então não dá para publicar cá. Mas o demo que vem no Arduino dá para vc testar. O cuidado que vc tem que tomar é com a linha abaixo:

LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);


Essa configuração bate com o que foi ligado no esquema acima.

Esse é o demo funcionando:




O display doado pode ser plugado do mesmíssimo jeito.
Acho que esse é o primeiro post do Hacker Clube SJC da ala do hardware. Dentre as doações tem também um teclado, mas isso é assunto prá outro post.





Comentários

  1. bom dia gostei de seu poste.vc poderia dispor do código que vc usou para o display e o sensor de corrente ? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  2. O código do display eu não posso disponibilizar porque eu usei do livro Beginning Arduino, então tem copyright. Mas é fácil de fazer, são todas funções prontas da lib LCD.

    Que sensor de corrente?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I