Postagem em destaque

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I

Este post é o primeiro de uma série de seis que escrevi tratando de controle de potência e PID (controle proporcional, integral e derivativo...

terça-feira, 16 de abril de 2013

Projeto Decolar no Automação no Parque - primeiro encontro

Como acho que já andei escrevendo aqui, agora sou voluntário do projeto Decolar. Resumidamente, é um projeto onde voluntários dão oficinas para alunos de escola públicas com habilidades maiores que a média (não necessariamente QI, mas também) em áreas de interesse dos meninos. Quem me informou sobre o projeto foi a amiga e professora Sílvia Batalha, uma das facilitadoras do projeto na prefeitura. Ela é que fez a ponte entre eu e o projeto, e também vai lá todo sábado. O negócio é muito bem organizado, tem lista de presença e tudo mais.

Eu me ofereci para dar oficinas de programação, automação e robótica aos sábados de manhã, das 10:00 às 12:00. No dia 6/4/2013 fomos apresentados e o trabalho começou. O pessoal da prefeitura trouxe uma caixa com um mundo de peças do Lego Mindstorms, sem manual ou CD de instalação, para que eu destrinchasse. Durante a semana consegui obter os programas e um manual, e descobri que não era um kit mas sim quatro.

No sábado, 13/04/2013, tivemos o nosso primeiro encontro de trabalho com a meninada. A minha ideia é fazer uma pequena palestra sobre algum assunto ligado à área, não mais do que 15 min e depois é só alegria. A primeira tarefa é tentar descobrir quantos kits de Lego completos a gente consegue fazer com as (centenas!) de peças que temos. Separamos um bocado as peças, mas nem deu tempo de separar tudo. No fim mostrei a eles um pouco de como se programa um robô Lego.

Nesse projeto conto com a parceria do nosso Hacker Clube SJC, que  apoia com pessoal e eventualmente com atividades em sua sede.

Espero no próximo sábado poder montar o nosso primeiro autômato.