Automação no Parque, 27/4/13

Hoje, sabadão, dia de Automação no Parque "as usual".

Achei que o movimento ia ser pequeno, mas cheguei no Parque às 7:45 já tinha um aluno esperando. Era do projeto de um rover, que foi comprado nos EUA e veio com um eixo empenado. Aí os caras foram arrumar o eixo, e como um deles trabalha na Embraer, não só rolou um desempeno mas também um novo eixo.
Na hora de montar, eis que se rompe a conexão entre o circuito e o enconder da roda, resultado:
toca a desmontar o mecanismo da roda toda, ganhar um pouco de folga no cabo e ressoldar:



Outro TCC que apareceu por lá hoje foi o do heliostato, sobre o qual vou escrever depois. Também foi um outro TCC onde os caras querem controlar a temperatura ao longo de uma resistência elétrica ligada em 220V. Eles construíram uma bancada de ensaios bem chique, que eu creio que vai dar para fazer muitas práticas interessantes:



Essa é a mesa (bancada) deles. O tudo de cobre contém a resistência de aquecimento, e existe um cursor que posiciona um LM35 (sensor de temperatura) ao longo do tubo. A ideia deles é comandar o equipamento com esse teclado numérico "chiclete" da foto, de maneira a poderem dizer qual a temperatura a ser mantida num determinado ponto. A ideia é comandar, através de PWM e de um TRIAC, a energia no resistor. Acho que vamos aproveitar e fazer um controle integral-derivativo prá galera ver como é.


Apareceram outros dois projetos mais ainda muito no início, apenas detalhamos o projeto e selecionamos os componentes a serem comprados.
Até aqui, diversão pura...
Aí chegou a criançada do Decolar. Começamos com uma prosa sobre robôs e robótica.
Fiz também um paralelo entre o Lego MindStorms e o Arduino, que foi apresentado a eles hoje.
Em seguida eles mesmo fizeram alguns programas no MindStorms, testando várias funcionalidades (escrevendo na tela do MS, acionando motores etc).




Agora, sábado à tarde... Hacker Clube. De noite, show do Arnaldo Antunes. Vidinha boa...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I