Postagem em destaque

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I

Este post é o primeiro de uma série de seis que escrevi tratando de controle de potência e PID (controle proporcional, integral e derivativo...

domingo, 2 de agosto de 2015

Hackaton CI&T

No dia 25/05 participamos de hackaton think.make.move(), promovido pela CI&T, aqui em São José dos Campos.

O evento foi muito legal, com uma infra boa e a equipe da CI&T motivou bastante os times com brincadeiras. O lanche ótimo, enfim, nota dez prá infra do evento.

O tema do evento foi sustentabilidade e água. Fomos estimulados a produzir soluções que ajudassem a otimizar e reduzir o consumo de água em SP. Foi nos fornecida uma API para acessar dados de pluviômetros e também poderíamos acessar outros serviços de dados a respeito do consumo e disponibilidade de água.

Nosso time, composto por mim, Damião, Cristian, Euclides e Carlos, usou o nosso mascote SabugoEye para criar um equipamento de monitoramento em tempo real do volume de água de uma represa.



A ideia é instalar a maquininha na beira da represa para que ela possa disponibilizar dados e imagens a respeito.

O site foi feito com Unity, plataforma da Microsoft para desenvolvimento de games e sites com alta performance visual web e mobile. Ficou muuuuiiito bom, graças à habilidade do Damião e do Cristian. Eu e o Euclas fizemos a parte arduínica da coisa, dando à câmera movimento para que ela pudesse ser usada para visualizar diferentes ângulos da represa.

Os fontes da parte Unity podem ser baixados pelos interessados clicando aqui. O site está ocasionalmente no ar aqui:

Abaixo, fotos do evento. Que venham mais desses!!!



Abaixo uma RepRap que os caras levaram, feita com estrutura acrílica. E aí, Fabião???


Abaixo, vídeo do SabugoEye funcionando.

video