Como treinar o seu tubarão I

Eu vinha pensando em construir  algo que voasse. Depois de alguma pesquisa, resolvi que um dirigível seria a melhor forma de começar. Andei procurando no Brasil alguém que fizesse um balão a ser inflado com hélio com dimensões que pudessem ser usadas indoor. Não encontrei. Aí, pesquisando na net, achei esse aqui. Como um amigo vinha de viagem ao Brasil, encomendei um tubarão.

O bicho é diversão pura, como vcs podem ver no vídeo abaixo, que fiz dele, na noite em que chegou.



A ideia a partir de agora é usá-lo em oficinas, aulas e palestras de maneira a ensinar desde conceitos simples até coisas mais complexas em automação usando o brinquedo.

A primeira coisa que fiz foi hackear o controle remoto dele de modo a que pudesse ser comandado pelo Arduino. Agora posso comandá-lo de muitas formas diferentes.

E a estréia dele não poderia ser mais gloriosa. Ontem fiz uma palestra no Lightning Talks, no ITA, e mostrei como ele pode ser comandado pelo controle PS/2, desses de videogame. Abaixo a performance do bicho pelos céus do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, como todos sabem, um centro mundial de excelência em ensino de engenharia.


Aqui, a apresentação de ontem:



Depois eu publico mais detalhes.
Abracadabraço!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I