Postagem em destaque

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I

Este post é o primeiro de uma série de seis que escrevi tratando de controle de potência e PID (controle proporcional, integral e derivativo...

domingo, 27 de janeiro de 2013

TCC - Máquina de aplicar cola

Outro dia uma turma de Engenharia de Controle e Automação me contratou para assessorá-los num TCC que é basicamente o seguinte: eles estão construindo uma máquina automatiza o processo de colagem de peças. Para isso:

- A esteira traz as peças para a máquina.
- O leitor de código de barras identifica o tipo de peça.
- O mecanismo pneumático trasporta a peça para a máquina de aplicação de cola.
- A máquina aplica uma "trilha" de cola na peça.
- O mecanismo volta com a peça até a esteira.

Complicado? Também achei. Eles já trouxeram a montagem toda pronta. Vinham trabalhando com CNC, tomando "aquela" surra. Aí me acharam e combinamos uma ajuda.

Abaixo, a maquininha. Vcs podem ver os dois motores de passo (eixos X e Y). O suporte para as peças é essa peça avermelhada acima da montagem. As peças foram criadas em alumínio e a máquina toda foi muito bem construída.


Abaixo, o suporte das peças em detalhe. Ele comporta os diferentes formatos de peça.


Nossa "bancada", nas horas vagas mesa de jantar da D Bete...

Nossa estação de solda em pleno funcionamento.


Na primeira reunião de projeto, após o curso de Arduino, colocamos os motores de paço a funcionar com os drivers que os camaradas trouxeram. Eles já trouxeram dois drivers de motor de passo. Esse é um engano comum em TCC e outros projetos envolvendo hardware: o cabra compra ou arruma primeiro os equipamentos e vem depois atrás de botar as coisas funcionando juntas.

Sobre os drivers ou vou fazer um post mais tarde. No próximo post, vou falar sobre o leitor de códigos de barras e como a gente está fez para usá-lo com o Arduino.