Postagem em destaque

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I

Este post é o primeiro de uma série de seis que escrevi tratando de controle de potência e PID (controle proporcional, integral e derivativo...

sábado, 18 de agosto de 2012

No Parque, 18/08/12 - leitor de código de barras, heliostato, fibra ótica...

Hoje o Arduino no Parque foi movimentado! Vários projetos interessantes, antes das 8:00 da matina já tinha gente. O William chegou cedo de Suzano, com o seu projeto de leitura de código de barras com o Arduino, de que falei no último post. Além disso tinha um projeto de alunos da FATESF com seu projeto de um heliostato, o Euclides querendo hackear um controle remoto da Net e uma dupla da Unip que está fazendo um projeto de comunicação via fibra ótica usando PIC.  Levei ainda o meu projeto com a plaquinha de som para a turma ver.

Ou seja... diversão pura!

Ao fim dos trabalhos, algumas pedreiras, vários progressos:

- Controle remoto do Euclides: parece que o controle remoto da Net é encriptado, ou seja, nadica da gente conseguir ler com o sensor que tínhamos.

- Heliostato: com os palpites da turma que estava por lá, a dupla tomou várias decisões de projeto, e a turma foi-se para implementar.

- A comunicação por fibra ótica andou pouco. A gente testou hipóteses e tal, mas a comunicação bidirecional na fibra não rolou. Ficou pra semana que vem.

- Por fim o projeto do código de barras: o William trouxe um shield Ethernet e um display LCD. A ideia é ler o código de barras, mostrar o resultado no LCD e em seguida "publicar na internet" o código lido.

A gente quaaaase conseguiu: conseguimos funcionar o LCD e o shield Ethernet. Como o leitor de código de já tinha funcionado, era "só" juntar tudo. O tempo era curto de novo, ia rolar uma oficina de Arduino em casa a partir das 14:00. Conseguimos fazer os três circuitos funcionarem com tudo ligado. Conseguimos ler o código de barras e mostrar no LCD. Na hora mostrar pela rede, através de um roteador, nada...

Aí acabou-se o tempo. O William ficou com a incumbência de terminar de ajustar o software e enviar o esquema da confusão no Fritzing.

Abaixo, fotos da bagunça e um filminho da montagem do leitor de código de barras com o display LCD.


A protoboard compartilhada, com o Euclides testando o controle remoto e o relógio de cegos com a plaquinha falante. Ao lado, circuito de leitor de código de barras.



A turma praticando:


E o vídeo:



2 comentários:

  1. Bom dia Mauro. Desculpa fugir um pouco do assunto do post mas é a única maneira de contato que encontrei. É o seguinte, tenho que elaborar um projeto para a feira de ciências da minha escola até o dia 10 de setembro. Queria um robô controlado via wi-fi com uma câmera ip acoplada. Sou iniciante na robótica e queria saber se você poderia montar um robô desse porte para mim e quanto cobraria por isso, o robô pode ser enviado parcialmente ou totalmente montado pelos correios. Outro fator que me obriga à ter que receber esse robô pronto é que moro em uma cidade relativamente pequena e conseguir as peças necessárias é possível somente por compras da internet, e ficaria inviável pois o tempo pra eu receber e montar um robô ultrapassaria meu limite que é o dia 13 de setembro. Estava pensando em um robô que é controlado pelo notebook ou PC via wi-fi através de um página HTML e que tem acoplado uma câmera. Mas enfim, podemos negociar sobre isso, caso você vá querer cobrar apenas o preço de custo e fazer este trabalho voluntariamente ou queira algum lucro cobrando um preço à mais pela mão-de-obra. Tenho em mente um orçamento de aproximadamente R$300,00 mas como lhe disse não tenho uma noção muito ampla de quais e quantas peças serão necessárias para a montagem. Por favor entre em contato pelo e-mail "guilhermemarquespassos@gmail.com". Aguardo o quanto antes seu retorno através do e-mail acima pois assim como foi dito o meu tempo está meio corrido, mesmo que não aceite por favor entre em contato para que eu possa procurar outra pessoa que entende da área. Agradeço desde já. Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Ola Mauro, queria me ajudasse fiz cubo de leds, quero animar,mas não consigo achar uma linha para começar a programação, quero fazer figuras elipticas que usam funções matematicas e trignometrica e outras, além fazer que um som externo faça ele criar picos e graficos tudo em 3D,não consegui ainda achar algo para fazer que as colunas e linhas,interprete e faça a figura.
    Siga blog esta junto com outro amigo, triângulo mecatrônico.

    ResponderExcluir