Detectando pulsos com o Arduino

Dia desses apareceu no Automação no Parque um velho conhecido, o Bruno, um aluno que trouxe o seu TCC tempos atrás e que foi um dos projetos mais legais que a gente já fez. Foi um controle de potência de chuveiro, que deu origem aos posts mais acessados desse blog, a série sobre Controle de Potência por Ângulo de Fase.

Dessa vez ele trouxe um problema, senão tão difícil,  bem interessante. Ele está fazendo estágio num desses vários centros de pesquisa do governo que tem em SJC (me esqueci qual) e por lá rolou o seguinte problema:

- Os caras tem um equipamento que precisa coletar pulsos de um pouco mais de 2V e de 50µs de duração. Existe por lá um equipamento caro que detecta esse pulso, mas eles querem tentar substituir por algo mais em conta.

A pergunta: será que o Arduino "auguenta"???

Como o equipamento não poderia vir até nós, tínhamos que tentar gerar um sinal semelhante para testar. Prá isso, nada melhor que outro Arduino.

























Circuito "simplão", com um Arduino para gerar os pulsos e outro para detectá-los. O Arduino da esquerda gera os pulsos, o da direita detecta. O potenciômetro ajusta a tensão do pulso, para que possamos fazê-la semelhante ao que o Bruno precisa.

Para monitorar os pulsos, usamos um osciloscópio para monitorar o comportamento da bagaça:

Os pulsos vistos aqui foram os que fizemos inicialmente, de 100µs a cada ms. O potenciômetro foi usado para ajustar a tensão, também medida pelo osciloscópio e ajustada para 2V.









Os pulsos foram gerados pelo seguinte código:

#define P_OUT 7

void setup()
{
  pinMode(P_OUT,OUTPUT);
}

void loop()
{
  digitalWrite(P_OUT,LOW);
  delayMicroseconds(1000);
  digitalWrite(P_OUT,HIGH);
  delayMicroseconds(100);
}

Já na detecção foi usado o seguinte código:

#define P_IN 8

void setup()
{
  pinMode(P_IN,INPUT);
  Serial.begin(115200);
}

long t = 0;
int i = 0;

void loop()
{
  t=pulseIn(P_IN,HIGH);
  if(t==0)
    return;
  Serial.print(t-7);
  Serial.print(' ');
  i++;
  if(i > 20)
  {
    Serial.println();
    i=0;
  }
}

O comando pulseIn do Arduino é chave no processo. Ele espera, na porta P_IN, que um pulso HIGH aconteça. Um pulso HIGH significa que o sinal do Arduino saiu de LOW (0V), foi prá HIGH (mais sobre isso abaixo) e prá LOW de novo. A função retorna a duração, em µs, do pulso detectado.

A função possui um terceiro parâmetro, opcional, que recebe o tempo de espera, quer dizer, quanto tempo a função espera pelo pulso. O default é 1s. Mais informações aqui.

E qual é exatamente o valor HIGH, quer dizer, qual o valor mínimo de tensão que o Arduino detectaria? E qual a mínima largura do pulso, ou seja, quanto tempo o pino tem que ficar HIGH para que o Arduino o detecte? Esse foi o objetivo do nosso experimento, a própria documentação do Arduino fala que tem que ser assim, empiricamente.

O programa de detecção imprime a duração de cada pulso detectado. O valor da variável t é subtraído de 7 porque, depois de vários experimentos, determinamos que  chama da função retorna sempre 7µs a mais a cada valor medido. Talvez seja esse o tempo consumido pela própria função, sei lá eu.

A gente conseguiu baixar a largura do pulso até 5µs, e a tensão até 2,1V. Menos do que isso o Arduino Mega (detector) não conseguia perceber o pulso.


Ao lado, pulso de 5µs.

Acho que depois vale a pena fazer um estudo melhor disso, ver se existem outras implementações do pulseIn na internet, ver se o valor da tensão tem alguma correlação com a largura do pulso (quer dizer, se por exemplo o pulso fosse de 5V, será que ele detectaria um pulso de menos de 5µs de duração?) etc.

De toda forma, atingimos com uma certa folga (pelo menos na largura do pulso) o objetivo buscado pelo Bruno. Ele vai seguir com o projeto e depois (espero eu!) nos dará retorno sobre o que aconteceu.

É isso.

Abaixo, filme do troço funcionando. Dá prá ver os dois Arduinos, o circuito com o potenciômetro, a tela do osciloscópio e os resultados no notebook.




E abaixo, funcionando com pulsos de 5µs a cada segundo. Repare que é bem difícil de perceber o pulso na tela do oscilocópio.

É isso.


Comentários

  1. ola mauro

    estou procurando uma pessoa para me ajudar em um projeto que utiliza arduino, xbee e labview, por favor, se tiver interesse, este é meu e-mail: markes51@terra.com.br
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marques, entre em contato com o Euclides no email euclas_arroba_gmail.com.

      Excluir
    2. Agora que ví esta mensagem.
      Qualquer coisa estou por aqui (neste email aí sem os "underscores").

      Excluir
    3. Euclas... viu?

      Eu te indico... ;)

      Mande um email pro cara, já tem tempo, mas quem sabe?

      Excluir
  2. Tenho uma dúvida, para esse caso como o objetivo era medir pulsos de 2V, não seria possível utilizar o PWM do Arduino para dosar a tensão e obter os 2V sem utilizar o potenciômetro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta:

      Precisávamos detectar UM pulso, e o PWM nada mais é que um conjunto de pulsos que, num tempo suficientemente longo, dá a impressão de ser uma tensão menor.

      Ou seja, no caso o nosso circuito pararia no primeiro pulso (de 5V, já que o Arduino só manda pulso nessa tensão) e não teríamos o teste que queríamos, que era detectar um pulso de metade dos 5V.

      Se não fui claro, por favor pergunte de novo.

      Tks pela visita!

      Excluir
  3. ola colega, exelente projeto.. e possivel colocar o gerador de pulso e receptor no mesmo arduido?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, algum de vocês poderia me ajudar com um projeto de iniciação cientifica, eu preciso montar uma estação metereologica, até o moento consigo coletar dados de Umidade, Temperatura e CO2. Porém minha dificuldade é para implementar o anemometro.
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I