And so... Arduino Yún! - Parte II

Este é o segundo post de uma série sobre o Arduino Yún. A primeira parte vc acha aqui.

Chega de pago, som na caixa. Primeiro vamos usar o Yún exatamente como se fosse um "Arduino comum", ou seja, programando pela USB.

Nada mais fácil: primeiro é preciso atualizar a IDE do Arduino ("pograminha" que a gente usa prá programar os outros Arduinos) para que suportem a nova plaquinha. Para isso, é só clicar . Procure pela versão compatível com o Yún que seja mais adequada para o seu caso (Mac, PC ou Linux).

Para programar a plaquinha agora o procedimento é o mesmo de se programar qualquer Arduino via USB. O cabo é que é um pouco diferente, já que a ponta que vai no Yún é daquelas tipo mini-USB, dessa daí do lado.

Uma vez feito o download, ao executar o programa vemos que agora aparece o Yún entre as opções de placa da lista, como você pode ver na imagem abaixo:









Na hora de selecionar a porta, outra surpresa: agora o programa indica em qual porta o Yún está conectado, o que é uma ótima dica para quem tem um monte de portas. Espiem aí ao lado:








A partir daí, é só alegria! Selecione o programa Arduino que vc queira (que tal o bom e velho Blink?) e mande ver.

Você pode rodar quaaaase todo sketch que vc tenha rodado um dia num Arduino Uno. Porque o "quaaaaase"? Porque a maior compatibilidade dessa placa é com o Leonardo, um Arduino não muito popular principalmente cá no Brasil. Existem alguns shields que são muito específicos para o Uno e que podem não funcionar, mas eu não sei dizer (ainda) de nenhum específico.

Prá terminar, dois detalhes que me chamaram a atenção sobre o Yún, um legal, outro nem tanto mas que tem conserto:


O detalhe legal são as definições das portas escritas nas laterais dos conectores. Melhor de ver, na minha opinião.

O problema, que dá prá ver também nessa foto, é que os conectores ficaram mais baixos que o conector USB e o Ethernet (ao fundo, à esquerda), fazendo com que um shield com pernas curtas possa não se encaixar direito e, mais grave, pode dar um curto por entrar em contato com trilhas e soldas na parte inferior do shield.

Pensei então numa solução: peguei um conjunto de terminais de shield que vende por aí e eu tinha em casa e coloquei como um espaçador. Ficou grande (ou seja, podemos cortar os pinos para melhorar), mas vocês podem ter uma ideia na foto abaixo:


Deu prá ver que resolveu, ou seja, o shield ficará mais alto que os conectores USB e de rede.

E... por hoje é só. Na próxima veremos como usar recursos do "Yún como Yún", quer dizer, usar características específicas do brinquedim.

Abracadabraço!



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I