Postagem em destaque

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I

Este post é o primeiro de uma série de seis que escrevi tratando de controle de potência e PID (controle proporcional, integral e derivativo...

domingo, 23 de março de 2014

Fotografia/fimagem time-lapse com Raspberry Pi

Ano passado comprei um Raspberry Pi e comecei a me divertir com ele. Tenho arduinado já há alguns anos, e foi uma ótima ter incorporado o Pi aos meus brinquedinhos.
Junto com ele comprei uma câmera, desenvolvida para o Pi. A bichinha é valente, full HD. Fotografa e filma, mas não tem microfone para as filmagens. O ponto negativo é que ela é conectada ao Pi com um flat muito delicado, que eu acho que nem vai durar muito na minha mão. Aliás ela é toda muito delicada, como vc pode ver abaixo:

 

Eu comprei um suporte que protege-a um pouco, mas mesmo assim...



















Ontem resolvi estudar o comando da câmera pelo Pi, e como a melhor linguagem de programação do mundo da última semana é o Python, tomei logo esse rumo.

Pesquisa dali e daqui, achei essa lib, que prometia comandar as muitas features da camerazinha. Fiz então uma aplicação chamada piCamExplorer.py, que roda no Pi e faz as seguintes coisas:

python piCamExplorer.py -mp: tira uma foto e armazena no arquivo pict1.jpg.

python piCamExplorer.py -mm -i10: entra no modo filme, exibindo o que a câmera "vê" durante o intervalo especificado em -i, em segundos.

python piCamExplorer.py -mt -i10 -mt -n1000 -i5 -d3600: entra no modo timelapse, tirando -n fotos em sequencia, a um intervalo de -i segundos, depois de um delay de -d segundos (serve por exemplo prá vc fotografar o nascer do sol sem ter que ficar acordado até de madrugada). As fotos são numeradas como pic00000.jpg, pic00001.jpg e assim por diante.
Depois fica fácil de vc, com um programa tipo mencoder, transformar as imagens no filme como esse abaixo. Os fontes do programa python estão aqui. Nesse outro post vc vê o resultado. Posicionei a câmera junto à janela, de modo a "passar" pelas grades do ap, assim: