Postagem em destaque

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I

Este post é o primeiro de uma série de seis que escrevi tratando de controle de potência e PID (controle proporcional, integral e derivativo...

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Projeto ToolBox de automação de um almoxarifado de ferramentas

Um grupo de alunos de engenharia me contratou para ajudá-los com um TCC desafiador: eles bolaram um almoxarifado de peças totalmente automatizado, com controle das ferramentas retiradas por usuário, fazendo um log das operações de retirada e devolução.
O armário, automatizado com um Arduino Mega, funciona conectado a um PC, onde está ligado também um leitor de RFID. O cabra chega com o seu crachá e se identifica. Aí ele aperta o botão da gaveta que contém a ferramenta e o Arduino aciona o motor de passo da gaveta correspondente, que se abre.
Quando o sujeito retira a ferramenta, uma microchave avisa o Arduino qual foi retirada. O Arduino "conta" pro PC que registra no log qual ferramenta o cara retirou. Em seguida o sujeito aperta de novo algum botão de gaveta e o Arduino fecha.
Processo semelhante rola na devolução.
Meu papel foi ajudar com a parte de software. Fizemos o sw do PC em C#. Abaixo imagens do dito. Observem o capricho dos caras na construção da caixa. No fim eles vão trocar a protoboard por um circuito dedicado.

O projeto tem um monte de detalhes: LEDs para indicar o acionamento dos motores das gavetas, um display LCD para o Mega dizer o que está rolando, uma sirene que toca se o sujeito esquecer de fechar a gaveta... automação na veia!

Detalhe da gaveta com os entalhes das ferramentas, com a chave de retirada visível.


Protoboard com os drives de controle de motor e o display.



Parte de trás do armário, com dois dos motores visíveis (são três) e a fonte (de PC, claro).


Tela do software C# mostrando o log de quem pegou qual ferramenta.