Automação no Parque, 20/10/2012

Hoje a Automação no Parque bombou! Com a aproximação da data da guerra de robôs na Anhanguera a turma tá com pressa de deixar tudo no jeito para a arena.
Uma dupla levou um "genérico" de controle de PlayStation 2, via rádio, que eles pretendem usar para controlar o seu robô da categoria Sumô. Eu tinha levado um braço robótico do amigo Fábio, que eu estou recuperando.

Daí... porque não ligar um no outro?

Ligamos o controle PS no Arduino e achamos uma lib para lidar com ele na net. Em seguida implementamos o acionamento de 2 dos motores do braço robô pelo controle, e...



Mais tarde um pouquinho, apareceu o ex-aluno Makson, com o seu TCC. O projeto dele é automação na veia: controle automatizado de um biodigestor. Com dois modos de atuação, automático e manual, o sistema é completamente fiel ao processo que acontece no campo. Monitora automaticamente a temperatura da chama e a pressão do gás, entrando em "modo falha" caso a pressão caia ou a temperatura se mostre abaixo do valor adequado (normalmente porque a chama se apagou). Ou seja, controle malha fechada implementado como deve ser feito.

Abaixo, o diagrama de blocos do projeto, gentilmente cedido pelo Makson:



E aqui um vídeo do equipamento funcionando. Eu começo ligando o equipamento no modo automático. Ele então abre a válvula do gás, aciona o compressor. Em seguida tenta ligar a chama, se a chama é ligada (temperatura alta), acende-se o LED verde indicando que a operação está correta.
Em seguida baixamos a temperatura até o limite em que o sistema entende que a chama apagou (<40 oC). O sistema tenta então por três vezes religar a chama. Caso não consiga, a válvula fecha, o compressor é desligado e o sistema entra em modo falha, piscando o LED vermelho e acionando um alarme sonoro. Para reiniciar é preciso que o operador coloque novamente o sistema em espera e então o coloque em modo automático ou manual. Veja abaixo:


Aqui, outras imagens da brincadeira de ontem. 


Euclides instrui as crianças.

 Receptor do controle de PS2 conectado ao Arduino.



 Receptor do controle em detalhe.
Receptor e controle PS2.

Abaixo, esquema de conexão do controle de biodigestor:



Apareceram também:

- Duas crianças que já tinham ido. Trouxeram motores de passo, que eu testei. O amigo Euclides deu a eles a atenção merecida. Vou ver se consigo reativar um notebook velho que tenho aqui para levar e deixar com quem aparecer e não tiver esse recurso.

- Apareceu o Fábio Luiz, sujeito boa gente que doou para o FreeLab um monte de equipamentos interessantes, alguma sucata mas muito equipamento legal. Fábio, obrigado mais uma vez!

Abaixo, o código fonte do controle do robô pelo controle do PlayStation 2. Para maiores informações sobre como conectar esse tipo de equipamento e a biblioteca que usei podem ser obtidos aqui.

Abaixo, outro esquema de conexão do bicho.




#include <Servo.h>
#include <PS2X_lib.h> 

PS2X ps2x; // cria a classe para controle do PS2

Servo shoulder;
Servo elbow;

int shoulderPos = 180;
int elbowPos = 30;

int error = 0;
byte type = 0;
byte vibrate = 0;

void setup()

{

 Serial.begin(57600);
 shoulder.attach(5);
 elbow.attach(6);

 error = ps2x.config_gamepad(13,11,10,12, true, true);  

 //GamePad(clock, command, attention, data, Pressures?, Rumble?)

 if(error == 0)

 {
   Serial.println("Controle encontrado e configurado");
   Serial.println("Os botões L1 e L2, R1 e L2 acionarão os motores.");
 }
  else if(error == 1)
   Serial.println("Controle não encontrado.");
  else if(error == 2)
   Serial.println("Controle encontrado, mas não aceita comandos.");
  else if(error == 3)
   Serial.println("Controle não aceita modo pressão.");

   type = ps2x.readType();

     switch(type) 
{

       case 0:
        Serial.println("Tipo desconhecido");
        break;

       case 1:
        Serial.println("Controle DualShock");
        break;

       case 2:
         Serial.println("Controle GuitarHero");
         break;
     }
}

void loop()
{
 if(error == 1)
  return;
 ps2x.read_gamepad(false, vibrate);
if (ps2x.NewButtonState())            
 {
        if(ps2x.Button(PSB_L1))
        {
           Serial.println("L1 pressionado");
           elbowPos=elbowPos+5;
           if (elbowPos > 60)
             elbowPos=60;
           elbow.write(elbowPos);
        }          if(ps2x.Button(PSB_L2))
        {
           Serial.println("L2 pressionado");
           elbowPos=elbowPos-5;
           if (elbowPos < 30)
             elbowPos=30;
           elbow.write(elbowPos);
        }  
        if(ps2x.Button(PSB_R1))
        {
           Serial.println("R1 pressionado");
           shoulderPos=shoulderPos+10;
           if (shoulderPos > 180)
             shoulderPos=180;
           shoulder.write(shoulderPos);
        }  
        if(ps2x.Button(PSB_R2))
        {
           Serial.println("R2 pressionado");
           shoulderPos=shoulderPos-10;
           if (shoulderPos < 0)
             shoulderPos=0;
           shoulder.write(shoulderPos);        }  
    }   

    delay(50);
}

Comentários

  1. Mauro,

    Sou de SJC e gostaria de conhecer mais o seu trabalho.
    Estou desenvolvendo uma aplicacao para monitoramento de pocos artesianos e quero discutir e tirar duvidas com um pessoal mais experiente.

    carlos.santos@hangarazul.com.br
    skpe carlos.santos_hangarazul

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    1. Carlos,

      Vale a resposta do Euclides lá no lab: apareça lá no parque um sábado desses.

      Abracadabraço!

      Mauro

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  2. Obrigado mais uma vez ao Mauro e Euclides pelo apoio de sempre. E ao Fábio pelas doações... Valeu galera...

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    1. Makson,

      Obrigado a vc por levar a diversão para nós no Parque, e ainda por cima compartilhar o projeto por aqui.

      Abracadabraço!

      Mauro

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  3. Olá mauro goistei muito de conhecer seu blog, está de parabéns mas eu queria saber se pode me enviar a pinagem de ligação do controle Ps2x no arduino, se sim deste já agradeço sua atenção
    Obrigado

    ricardovalmeidaa@globo.com

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    1. Ricardo,
      Obrigado, disponha!

      Aí em cima tem o link pro site do cara que fez a lib, lá tem a pinagem. De toda forma: http://www.billporter.info/2010/06/05/playstation-2-controller-arduino-library-v1-0/

      Coincidentemente estou aqui lidando com esse controle, afinando os comandos de um braço robótico com ele.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Obrigado Mauro e agradeço muito sua atenção

    Ricardo

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  6. kra, muito interessante este post, me ajudou muito no meu "projeto" ...

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    1. Vincent, legal que o blog foi-lhe útil. Qual é o seu projeto, por curiosidade?

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    2. bem, estou fazendo uns carrinhos controlados, com um segredinho q esta em fase final de conclusão, dando tudo certo, conto mais detalhes....

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  7. num tem como fazer um desse para celular android sem apps e pode ser com fio

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    1. Como assim? É que tem 2 projetos acima, então não sei o que vc quer conectar ao Android.

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. entao to com um celular definitivamente fraco sem suporte as opicioes que existem ja prontas ,o controle do wii da falha no emparelhamento
    o do ps3 da um erro
    o xbox 360 num pois o celular nao tem suporte a otg
    eu queria um controle que desse para jogar

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  10. blz mauro. estou com um probleminha aqui.
    estou tentando programar esse codigo que vc publicou na net do projeto ps2 + arduino. so que eu tento compilar ele no meu arduino mega, e acusa erro na linha 24,e na linha 4 que aparece na tela. vc pode me ajudar? pq estou tentando criar uma cadeira de rodas motorizada pro meu pai , ele nem sabe disso.

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    1. Jefferson,

      Provavelmente é porque vc não baixou a biblioteca PS2X_lib.h e instalou no lugar correto (diretório libraries do Arduino).

      Se tiver mais dúvidas, não hesite em postar aqui.

      Obrigado pela visita,

      Mauro

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  11. Olá Mauro, Parabéns pelo site tem ótimos projetos. Adquiri um controle genérico PS2 2.4G Wireless da marca BOYU, mas ele possui apenas 7 pinos:

    ACK - acknoledge (reconhecimento)
    CLK - Clock
    CS - attention
    VDD - alimentação 3,3 a 5V
    GND - Terra
    D0 - command
    DI - data

    Como utilizar neste caso para o controle? vi no vídeo que vocês usam apenas os botões para controle de um braço robótico. Gostaria de utilizar também os analógicos do joystick para controle de direção em um robô e os botões para acionar outras funções. Obrigado pela ajuda

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    1. Bom, eu ligaria só os fios que ele tem e testaria com o programa aí em cima. Se funcionar o programa indicará algumas das teclas acionadas. Se não me engano, na própria biblioteca PS2X_lib tem um exemplo que lê os controles analógicos (que não são lá muito analógicos, como vc verá).

      Boa sorte!

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  12. Olá Mauro, Liguei e deu tudo certo agora basta testar com o stick o funcionamento. Obrigado pela ajuda.

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  13. Ola Mauro achei muito fantástico o seu projeto e estou querendo fazer um robô se vc poder me enviar por email o esquema de como vc montou o seu vc me ajudaria muito.
    Email... rodriguesriaj@gmail.com

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    1. Jair,

      Eu comprei esse kit nos EUA, é esse aí: http://www.lynxmotion.com/c-130-al5d.aspx

      Custou $500 com alguns opcionais.

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  14. Olá, gostaria da ajuda de vocês, conectei meu joystick conforme acima porem nao se comunicou com o arduino, teria outra forma de conexão ou sera que influencia o modelo do joystick, Obrigado

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Alexandre,

      Normalmente não varia com o tipo de conector não. Vc pode abrir o conector que vai no console e normalmente lá dentro tem identificada a pinagem

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  16. Cara to precisando muito controlar um robo pelo controle PS2 é pro meu tcc.. eu consegui rodar o programa sem erros.. só não estou conseguindo entender onde devo ligar ele no arduino.. se alguem puder me ajudar por favor =( (uso o arduino mega).
    Obrigado

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  17. Vcs estão respondendo dúvidas sobre arduino?

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  18. Vcs estão respondendo dúvidas sobre arduino?

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  19. Amigo esse fio ack vc ligou onde? no arduino?

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  20. Parabéns pelo projeto, excelente iniciativa ! Grande exemplo de cidadania, é com essas iniciativas que se transforma o mundo para melhor, me espelharei nessa ideia.

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  21. Olá... Achei interessante o post... Infelizmente não entendo nada sobre o assunto mas tenho um poço artesiano e preciso implementar o seguinte esquema:
    O poço precisa funcionar e após 3.000 litros de água, que serão medidos através de um sensor de fluxo de pulso, o poço precisa se autodesligar e permanecer desligado por 1,5 horas... Após ele precisa ligar de novo produzir mais 3.000 litros de água e desligar novamente durante 1,5 horas.
    Regras: Quando não houver água passando no sensor antes de completar os 3.000 litros o poço deverá se autodesligar por 6 horas.
    Regra 2 quando uma bóia localizada na caixa dagua chegar no nível máximo o poço não deverá funcionar.
    Vcs podem me ajudar nessa programação ou me venderem a placa pronta para o uso conforme especificado? ??

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    1. Ivo, desculpe-me pela demora na resposta.

      Eu não faço esse tipo de placa, mas tenho um amigo que faz. O ideal é mesmo uma placa específica.

      Posso passar o seu contato para ele?

      [],

      Mauro

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