No Parque, 18/08/12 - leitor de código de barras, heliostato, fibra ótica...

Hoje o Arduino no Parque foi movimentado! Vários projetos interessantes, antes das 8:00 da matina já tinha gente. O William chegou cedo de Suzano, com o seu projeto de leitura de código de barras com o Arduino, de que falei no último post. Além disso tinha um projeto de alunos da FATESF com seu projeto de um heliostato, o Euclides querendo hackear um controle remoto da Net e uma dupla da Unip que está fazendo um projeto de comunicação via fibra ótica usando PIC.  Levei ainda o meu projeto com a plaquinha de som para a turma ver.

Ou seja... diversão pura!

Ao fim dos trabalhos, algumas pedreiras, vários progressos:

- Controle remoto do Euclides: parece que o controle remoto da Net é encriptado, ou seja, nadica da gente conseguir ler com o sensor que tínhamos.

- Heliostato: com os palpites da turma que estava por lá, a dupla tomou várias decisões de projeto, e a turma foi-se para implementar.

- A comunicação por fibra ótica andou pouco. A gente testou hipóteses e tal, mas a comunicação bidirecional na fibra não rolou. Ficou pra semana que vem.

- Por fim o projeto do código de barras: o William trouxe um shield Ethernet e um display LCD. A ideia é ler o código de barras, mostrar o resultado no LCD e em seguida "publicar na internet" o código lido.

A gente quaaaase conseguiu: conseguimos funcionar o LCD e o shield Ethernet. Como o leitor de código de já tinha funcionado, era "só" juntar tudo. O tempo era curto de novo, ia rolar uma oficina de Arduino em casa a partir das 14:00. Conseguimos fazer os três circuitos funcionarem com tudo ligado. Conseguimos ler o código de barras e mostrar no LCD. Na hora mostrar pela rede, através de um roteador, nada...

Aí acabou-se o tempo. O William ficou com a incumbência de terminar de ajustar o software e enviar o esquema da confusão no Fritzing.

Abaixo, fotos da bagunça e um filminho da montagem do leitor de código de barras com o display LCD.


A protoboard compartilhada, com o Euclides testando o controle remoto e o relógio de cegos com a plaquinha falante. Ao lado, circuito de leitor de código de barras.



A turma praticando:


E o vídeo:



Comentários

  1. Ola Mauro, queria me ajudasse fiz cubo de leds, quero animar,mas não consigo achar uma linha para começar a programação, quero fazer figuras elipticas que usam funções matematicas e trignometrica e outras, além fazer que um som externo faça ele criar picos e graficos tudo em 3D,não consegui ainda achar algo para fazer que as colunas e linhas,interprete e faça a figura.
    Siga blog esta junto com outro amigo, triângulo mecatrônico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I